A Secretaria de Estado da Educação e Cultura (SEEC) do RN, através do Memorando 07/2015 orienta às Diretorias Regionais de Educação (Dired) a informarem às escolas as questões norteadoras para o planejamento de cada unidade.
As questões sugerem uma análise reflexiva acerca de cada realidade. Eis os questionamentos sugeridos:
- Que opinião temos sobre o IDEB atual de nossa escola? Ele representa de fato o cotidiano de nossa instituição?
- Que fatores estão determinando os atuais resultados apresentados pelo IDEB?
- É possível avançar e obter resultados mais positivos? Como? O que é necessário?
- O fluxo escolar apresenta parâmetros considerados normais ou estão acima dos índices de normalidade? Se estão acima dos limites, quais os elementos motivadores dessa problemática?
Observa-se claramente a preocupação em definir-se metas que proporcionem melhores resultados, a fim de se elevar os índices da aprendizagem. Acrescenta-se que, nesta questão seria também de suma importância que as escolas convocassem, não somente os professores para essa reflexão, mas também as famílias dos alunos, uma vez que, a aprender é um fenômeno que dependente intrinsecamente do interesse e da representação que estes segmentos têm do professor e da escola.
Por Mônica Freitas
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