PROIBIDO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS

PROIBIDO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS
Não publicamos comentários que não sejam identificados!

quinta-feira, 30 de abril de 2015

Seria a impunidade responsável pela não implantação do Polo UAB em Apodi-RN?

      Nesta quinta-feira (30/04/2015) aconteceu na Câmara Municipal de Apodi-RN, uma audiência pública sobre a Universidade Aberta do Brasil (UAB) Polo Apodi, que aliás foi realizada tardia e com alguns aspectos negativos, que elenco a seguir:
- Não houve uma divulgação ampla que propiciasse uma maior participação popular (a ausência da classe estudantil foi notada, entre outras);
- Não se obteve informações mais esclarecedoras sobre a instalação e funcionamento da mesma deixando pairar no ar um monte de perguntas sem respostas, como por exemplo quais seriam os cursos contemplados e o número de vagas ofertadas.
- O não comparecimento das autoridades/representantes responsáveis pela UAB.

Porém o fato que gostaria de chamar mais a atenção é por que a frase mais utilizada foi 
"NÃO VAMOS PROCURAR CULPADOS".

Aí pergunto: 
- Por que não procurarmos culpados diante da informação que um vereador deu na plenária que foi pago em torno de R$ 21.000,00 (vinte e um mil reais) de aluguel, sem sequer o Polo ter sido implantado?
- Por que todo o equipamento estava guardado em uma escola estadual sem utilizá-lo?
- Por que não esclarecer o motivo de Apodi ter ganho o direito desse polo de educação à distância da UAB desde 2010 (Portaria n° 370, de 29 de março de 2010 - DOU) e que até o momento não foi instalada?

       Por que não discutir-se e aproveitar para apurar-se as responsabilidade por durante esse período de tempo não termos graduado e pós-graduado vários estudantes, que ao contrário de outras cidades ganharam este mesmo benefício e ao contrário da nossa já ESTÃO EM PLENO FUNCIONAMENTO? Nesse mesmo período estes polos vêm formando um grande número de profissionais, inclusive apodienses, que a exemplo dos outros acadêmicos, também se deslocam para estas cidades.



Obs.: Percebam que no Polo de Caraúbas há oferta de 14 cursos (entre graduação e pós-graduação).  Levando-se em conta que oferta-se EM MÉDIA 50 (cinquenta) vagas por curso, teremos em torno de 700 (setecentos alunos) e que geralmente se tem dois tutores por curso teremos 28 tutores (sem contar com a equipe de apoio: coordenação, secretaria, etc.).

Porém podemos ser mais modestos e analisarmos a situação de Martins-RN:


Obs2.: Percebam que no Polo de Martins há oferta de 06 cursos (graduação), totalizando então 300 (trezentos) alunos e 12 (doze) tutores (sem contar o apoio).


  Engana-se quem pensa que somente agora esse assunto tem sido levantado (coincidentemente quando discute-se o pleito de 2016) , pois vários blogs e programas de rádio já tinham abordado por diversas vezes esse tema, sem que fosse dada a devida importância:

Veja também a matéria fonte no site da UFERSA

Será que a IMPUNIDADE não seria a grande responsável por Apodi perder tantos benefícios? 

Acho que seria uma ótima deixa para se criar uma nova CPI em Apodi/RN:
A CPI DA UAB.

Aguardemos o desfecho.

Prof. Roberland Queiroz


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e comente. Os comentários serão analisados e, conforme critérios atendidos, publicados.