PROIBIDO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS

PROIBIDO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS
Não publicamos comentários que não sejam identificados!

sexta-feira, 10 de abril de 2015

Secretarias se unem e criam Conselho Administrativo Provisório, na tentativa de revitalizar o Mercado Público de Apodi


Mercado Público na década de 70
Fonte da imagem: Apodi Antiguidades 


É impossível não lembrar, ao vasculhar a memória para falar do Mercado Público de Apodi, dos tempos em que os que têm mais de 40 anos certamente tiveram a oportunidade de passear por dentro deste espaço que faz parte da nossa memória cultural; nem que este passeio tenha sido apenas para procurar um brinquedo barato para comprar. Isto na época em em que o interior do mercado era repleto de bancas que tinham quase de tudo para vender. 

Infelizmente, os anos que se sucederam aos avanços da modernidade, o local foi sendo abandonado aos poucos, pelo povo que vendia e pelo que comprava; talvez, a partir de fatores que provavelmente estejam associados à situação deste mercado no contexto atual: quase que totalmente abandonado, segundo o diagnóstico feito pelas equipes das Secretaria Municipal de Agricultura, Irrigação, Recursos Hídricos e Meio Ambiente e Secretaria Municipal de Turismo. 

As referidas secretarias, a partir do interesse dos seus respectivos secretários: Jerlândio Moreira e Júnior Costa, reuniram as equipes e criaram o Conselho Administrativo Provisório e logo em seguida fizeram uma visita às dependências do Mercado Publico Municipal de Apodi.

Segundo o secretário Agricultura, Irrigação, Recursos Hídricos e Meio Ambiente citou em sua página do Facebook as atividades se iniciaram com uma reunião com os barraqueiros, (alguns proprietários de box's e outros licenciados para exercer atividades no lugar, embora muitos com as licenças atrasadas. 

Durante a visita do conselho, muitas problemáticas foram identificadas, mas a principal e mais grave delas é a falta de visitantes e clientes no mercado. ali não há mais movimento (aquele do qual falei no início do texto) e acredita-se que o fato ocorra por causa da desorganização daquele espaço.

Segundo o secretário, apesar da maioria do povo de Apodi achar que a responsabilidade para com o Mercado Público é inteiramente da gestão municipal isso não é verdade, justamente porque o espaço agora é uma espécie de propriedade semi-privada. 
O Conselho diagnosticou que 21 box's são de propriedade privada, os proprietários detêm documentação que comprovam isso, e destes apenas 10 estão em plena atividade, os outros 11 servem como depósitos abandonados, acumulando vários tipos de animais peçonhentos e insetos, causando também um mal odor. Muitos destes estão no cadeado, o que impossibilita a limpeza ou a dedetização. 
Também foi constatado que dos 40 barracos que utilizam o galpão do mercado (o único local público) são detentores de uma licença especial de uso e ocupação de solo, "que tem validade até que a atividade seja mantida no local", a licença é datada do ano de 1995. Muitos desses estão irregulares e desatualizados, outros estão abandonados, outros ainda estão sendo utilizados como depósito, muitos barracos já passaram de vários e vários donos diferentes. Alguns dos barracos, tem até anuncio de vanda e destes apenas 30% estão em penal atividade" Cita Jerlândio. 

Além de tudo, alguns dos portões de entrada do mercado estão tomados por outros feirantes que nem cadastrados são. Estruturalmente a  iluminação não é adequada, a pintura totalmente fora de padrão, descuido, uso como depósito de entulhos, dentre outros fazem parte do desleixo que gera tantos problemas. Informa Jerlândio que "A ideia futura é buscar projetos que possam reestruturar o mercado a partir da Associação que será criada. De imediato será reorganizado a limpeza e higiene, horários de abertura e identificação dos barracos e box's abandonados e recadastramento, além de uma intensa campanha de conscientização de que o mercado é de repesabilidade não somente do poder publico."

Finaliza informando que o Conselho Administrativo Provisório criado irá organizar uma força tarefa para dar uma resposta imediata a revitalização do mercado. Vai ser criado um regimento  interno para regulamentar  as ações que que serão desenvolvidas externamente e internamente. 

Desejamos que o projeto deste conselho tenha sucesso nas ações e que em pouco tempo possamos ver um novo aspecto sendo apreciado pelas pessoas que visitam a feira de Apodi, o que dará um novo semblante ao local. A nossa torcida é por Apodi. 

Por Mônica Freitas 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e comente. Os comentários serão analisados e, conforme critérios atendidos, publicados.