PROIBIDO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS

PROIBIDO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS
Não publicamos comentários que não sejam identificados!

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

NOTÍCIA TRISTE PARA A HISTÓRIA E CULTURA APODIENSE: Casarão antigo da rua João Pessoa será demolido.



Foto copiada do Facebook de Magnólia Sousa 

Há dias recebemos a notícia de que o casarão da rua João Pessoa iria ser vendido, uma vez que, lá estava fixada uma placa de venda. Ficamos triste com a situação, pois, a lembrança de que havíamos, por ocasião de uma reunião no Centro Histórico Cultural Tapuias Paiacus da Lagoa do Apodi, realizada no ano de 2013, conversado com o prefeito a fim de que o Poder Público Municipal investisse na compra do imóvel para a instalação do Museu Luiza Cantofa. Nesta reunião, o prefeito esteve presente à casa de Lúcia Tavares, presidente da entidade que é de utilidade pública municipal e estadual. Naquele momento, o prefeito Flaviano Monteiro não se mostrou interessado em comprá-lo, propôs o aluguel, situação que não foi aceita pelo proprietário que informou está disposto a vendê-lo. 

Hoje, a informação da demolição do referido casarão está estampada nas redes sociais. Fato lamentável ocorrido em uma cidade que está registrada na rota turística do Estado do Rio Grande do Norte por ter registros de habitação de povos primitivos, de inscrições rupestres feitas por esses povos. Além disso, conta com uma entidade de pesquisa e registro da história dos seus primeiros habitantes: os índios Tapuias Paiacus. 


A CULTURA APODIENSE PERDE MAIS UMA BATALHA. 


Por Mônica Freitas 


2 comentários:

  1. E por que não alugá-la até alguém resolver comprá-la? Não entendo essa forma de fazer negócio! Poderiam alugar para a tal construção do museu e depois tentar negociar. Acredito que Apodi é uma cidade muito atrasada mesmo! Os empresários dessa cidade não pensam em nada?! Por que não reunir população, os empresários e poder público para tentar construir o museu da cidade do Apodi? Ganhamos todos com isso! Em países do primeiro mundo, os empresários pensam em deixar um legado para a sociedade. Não é só do lucro que vive a iniciativa privada. Por que não começar uma campanha para a preservação do Patrimônio histórico? Não existe uma lei municipal para proibir a demolição de casas antigas? Vão fazer o mesmo que fizeram com o antigo presídio?

    ResponderExcluir
  2. Na Irlanda o povo se voluntariou para reconstruir o antigo presidio histórico. Tudo isso para preservar sua história.

    ResponderExcluir

Identifique-se e comente. Os comentários serão analisados e, conforme critérios atendidos, publicados.