PROIBIDO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS

PROIBIDO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS
Não publicamos comentários que não sejam identificados!

sábado, 21 de fevereiro de 2015

OPINIÃO: Cria-se um novo, mas, quem é o sindicato?


Foto: Jair Gomes

Reuniões e mais reuniões discutem a criação de um novo sindicato dos professores do município de Apodi. Tudo isso ocorre porque segundo a maioria dos filiados ao Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Apodi (SINTRAPMA)  tem se demonstrado inoperante para lutar em defesa dos servidores em todas as categorias. 

Alerta-se a categoria para uma importante reflexão sobre quem é o sindicato, ou seja, a quem deve servir esta entidade? 

Costumeiramente, observa-se que nossos sindicatos de servidores públicos sempre arranjam uma "costela partidária", não política, porque o sindicato por si só já tem cunho político. Na verdade, o que ocorre é que, há de se atentar para a ideia de não se aceitar acordos entre quem comanda o sindicato e algumas representações da política partidária. Não falo aqui de se excluir qualquer participação parlamentar, mas de se firmar pactos que venham futuramente prejudicar as categorias a serem defendidas. 

O sindicato de qualquer categoria trabalhista pública deve está a disposição desta, e não de outros interesses que nada têm a ver com os dos trabalhadores. Foram e são esses acordos que têm afetado contundentemente a luta da classe trabalhadora, pois, geralmente as entidades se fecham para os seus filiados a fim de servir a quem está no poder porque faz parte do partido apoiado pelo sindicato. 

E o pior, a categoria, em sua grande maioria aceita os apoios, muitas vezes sem refletir nos efeitos que isso pode causar ao seu salário, às suas condições de trabalho e ao respeito que deve usufruir daqueles que estão à frente do poder público. 

Por Mônica Freitas 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e comente. Os comentários serão analisados e, conforme critérios atendidos, publicados.