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quarta-feira, 10 de agosto de 2016

(EDUCAÇÃO E CULTURA) Indo e vindo na história da diversidade: o NEABI do IFRN Campus Mossoró

Para quem ainda não sabe, os institutos federais de todo o Brasil, têm estruturado, como mecanismo de discussão para o ensino-aprendizagem, o chamado Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI), que se configura como um grupo de trabalho, legalmente instituído no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte-IFRN, por  meio da Deliberação nº. 17, de 25 de novembro de 2011, aprovada e emitida pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão - CONSEPEX – IFRN.


Esse núcleo se embasa no Título II, parágrafo XII do artigo e 3ª, onde  da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) nº 9.394/96, onde está escrito que se deve considerar diversidade étnico-racial, como princípio da educação nacional. 






Trata-se de um instrumento que procura envolver nas discussões entre professores, alunos e grupos de estudos, conhecimentos teóricos que possibilitem trabalhar com a diversidade na escola. O NEABI é uma iniciativa política, pedagógica institucional com o intuito de valorizar as diferentes manifestações culturais de etnias e segmentos sociais, preservando o direito à diversidade.
As ações do NEABI estão direcionadas para a comunidade interna ( alunos/as da Educação Básica, profissional, e superior). 

Hoje, a partir de convite feito pela coordenadora do NEABI, Campus Mossoró/ RN, tive o prazer de conversar mais afinadamente sobre o Centro Histórico Cultural Tapuias Paiacus da Lagoa do Apodi (CHCTPLA), falando da importância que tem esta entidade para recontar a história da etnia Tarairiu Paiacu de Apodi, incentivando o núcleo de Mossoró a buscar meios de estudar os os Monxorós, grupo que habitou aquele município e que já se sabe, também tem descendentes muito próximos de serem descobertos. 

Por Mônica Freitas 


  

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