PROIBIDO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS

PROIBIDO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS
Não publicamos comentários que não sejam identificados!

domingo, 9 de setembro de 2018

[CRÔNICA DO DIA] SALA DE PROFESSORES


Foto ilustrativa 

  
Desde a fachada, antes de entrar na porta do muro da escola, aquele sentimento arredio toma conta do meu ser.
- Professora! Por que você veio dá aula? Perguntam vários alunos gritando, todos falando ironicamente.
Não tendo respostas, ando até o portão. Uma aluna vem e dá um beijinho na minha face e sorri. Refaço as forças. Ultrapasso o portão de entrada, vou à sala e me junto aos colegas. O assunto? Quase o mesmo.
- A minha turma está quase metade sem fazer nada. As crianças, mesmo nessa idade, com dez anos, sete anos, oito anos, nada querem? Diz uma das colegas professoras, com semblante angustiado, olhos cansados, expressão facial triste e a angústia saltitando a face.
- Eu ontem, para dá aula tive que tirar aluno tal da sala. Não dava, ele subiu em cadeiras, me respondeu mal, brigou com os colegas. Ave Maria! Não sei mais o que fazer. Acrescenta a outra colega. 
Em pouco tempo, mais de quatro professoras expressam exemplos negativos de sua sala de aula. Contam histórias nas quais, nenhuma delas inclui aquele velho, antigo mesmo, exemplo de aluno tal que está com uma boa nota, que é inteligente e sabe tudo. Este animal está em extinção há muito tempo. E eu observo isso com uma vontade imensa de mudar.
- Mas sozinha? Como? Eu pensei.
- Ontem, na reunião de planejamento falamos sobre isso. Eu apresentei à gestão e coordenação pedagógica que os alunos estão assim, e está difícil. Mas, como não há o que fazer sem a presença dos pais. Infelizmente, os pais desses alunos não vêm à escola, nem sabem o que filho faz aqui. Comenta a outra colega.
- É isso. Mas, eu estou cumprindo meu dever. Planejo e executo minha aula. Estou cumprindo meu horário e recebendo meu salário. Finaliza mais uma das colegas que vem entrando na sala de professores.
- Ôpa! Bom dia! Entra a diretora da escola na sala.
- Bom dia! Respondemos em coro.
- Vocês já viram o aviso no mural? Amanhã tem reunião.
- Eu vi! Alguém responde desanimado.
Faz tempo que eu olho para essa história tão repetitiva e tão sem resultado.
- Será por isso que é repetitiva? Eu reflito ali na minha mente.
Também faz tempo que me desiludi com as tais "reuniões pedagógicas". É um momento de muita conversa e de pouca ação. Não gosto. É um momento de denúncia entre professores e não de montagem de estratégia. Não é lugar para mim. Às vezes eu somente escuto e nada falo. Se eu falar corro o risco de ser linchada. Calo-me... Para sempre.
Rolam muitos assuntos de alunos indisciplinados, de pais que não educam, de filhos que não escutam, não obedecem aos pais e, NÃO ESTUDAM. Ou melhor, não aprendem.
E eu ali pensando:
- Ora! Aprender exige disciplina. Mas, eu conversei um dia desses com uma mãe de aluno, que eu encontrei por acaso na rua e falei do Tiago para ela após a pergunta:
- Como está Mateus na escola? Ele vai passar de ano?
A resposta foi seca, curta e grossa:
- Mateus? Deixe ver se lembro o último dia que ele assistiu aula!
- Não, ele vai para a escola todo dia.
- Ah! Já sei, ele deixa o caderno e sai.
- E tem quantas faltas?
- Vixe! Muitas. Porque sempre quando faço a chamada não está na sala. Tem saído sem volta. É preciso conversar com ele, senão vai ficar reprovado.
- Vou conversar, porque não vai dar certo. Meu benefício vai ser bloqueado se ele tiver muitas faltas.
- E vai ficar reprovado né? Isso é o pior. Quem não estuda, não aprende. Converse com ele para melhorar em sala. Eu já tentei fazer permanecer na aula, mas, ele sai. E quando observo da sala, ele está na quadra, às vezes, sozinho. Já falei com ele, mas é muito indisciplinado, sai batendo cadeira e jogando o próprio caderno.
-  A mãe respira, revela aquele ar de envergonhada e diz:
- Não sei mais o que fazer. Ele não me escuta, e tem esse mesmo comportamento em casa. Faço de tudo: compro as roupas que gosta, vivo comprando celular pra ele, porque ele tem o dinheiro do Bolsa-Escola e exige que eu entregue todo, senão quebra tudo em casa.
Fui taxativa:
- Se quiser saber o comportamento dele de forma mais clara, vá lá. E se quiser, venha a uma reunião pedagógica para resolvermos com a equipe pedagógica o que fazer. E sai.
Estava esperando sua presença na reunião. Ela não foi. Eu fiquei o tempo todo lembrando que a conversa foi improdutiva, porque tinha certeza que a mesma havia sido convidada, mas, não deu a mínima.
Levanto um pouco a voz e menciono o fato. Alguém me responde:
- Eu mandei o convite por ele, mas, como você vê, ela não apareceu. Responde um dos coordenadores.
Questionei:
- Por ele? Nunca iria ser entregue.
No outro dia eu volto à sala dos professores. Novidades? Nenhuma. Somente a de que mais um aluno se corrompeu e foi expulso.
- Mas ele era tão comportado! O que houve?
Escuto e fico ali pensando o que fazer quando entrar na sala de aula. Vou me preparando para escutar:
- Você vai da aula até que horas?
- Vai ser prova?
- Você vai soltar nós?
- Vamos fazer a atividade e ser liberados?
- Isso vale pontos?
- Mamãe disse que eu tinha que sair mais cedo porque ela vai...
E os gritos de felicidade ao dizer que chegou o fim da aula.
Pergunto-me:
- Será que estamos todos presos?
A sirene toca, a sala dos professores fica ali guardando a minha indignação, silenciosa. Ela é minha confidente mais fiel. Mas, também já sinalizou que não gosta de repetição.
 Por Mônica Freitas 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e comente. Os comentários serão analisados e, conforme critérios atendidos, publicados.