PROIBIDO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS

PROIBIDO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS
Não publicamos comentários que não sejam identificados!

sábado, 20 de maio de 2017

A CARA DO BRASIL: um ponto além do militante político-partidário


Fonte: http://sitenossajanela.com.br

Exatamente no ano de 1988, quando era promulgada a Constituição Federal que hoje está em vigor, o músico, compositor e hoje considerado poeta Agenor de Miranda Araújo Neto, O CAZUZA, lançava seu álbum intitulado IDEOLOGIA. Ali estavam muitas letras que viriam a ser sucesso no estilo Rock, que era o seu preferido e da maioria da juventude brasileira na época, formada por grupos que apreciavam a introdução das temáticas sociais na música. Uma juventude que usava como recurso as artes e a rua para debater os problemas reais. 

Pois bem, neste álbum gravado por Cazuza estava a música "Brasil", com uma letra bastante característica ao perfil da juventude daquele final de década. Um trecho desta música para relembrar: 

"Brasil

Mostra tua cara
Quero ver quem paga
Pra gente ficar assim
Brasil
Qual é o teu negócio?
O nome do teu sócio?
Confia em mim"

(CAZUZA).

Pois bem! Há 29 anos já havia jovens que pediam para que o Brasil mostrasse a sua cara. E o restante do texto da música deixa bem clara a ideia de que já haviam "negócios sujos" sendo realizados. Mas, às escondidas. Faltavam apenas ser estampados à população. De uma coisa temos que não ter dúvidas: os jovens da época, apesar de terem também seus defeitos, pareciam caminhar em um horizonte mais amplo. Eles enxergavam por trás das telas e iam às ruas cantar os seus desejos democráticos. Não queremos deixar aqui o registro de uma comparação nefasta ao jovem de hoje, mas refletir sobre o campo ideológico seguido no ontem e o no do hoje. 

Tantos fatos políticos ocorreram. A ala da esquerda, que naquela época participava ativamente dos movimentos chegou ao poder. Porém, com ressalvas. Não podemos esquecer as tão famosas ALIANÇAS, que foram pontuais para se perceber a continuidade do "negócio" que era citado na música "Brasil". Em suma, continuaram com os mesmos "sócios". Hoje, é possível assistir nas telas de TV, ao ler em jornais e em redes sociais, bem como nas páginas de toda a grande imprensa nacional "A CARA DO BRASIL" sendo mostrada. 

Não é bonita, nem saudável, nem boa. É apenas o resultado do "negócio" que lá em 1988 estava sendo indagado por Cazuza em sua música, que naquele momento representava a nossa juventude que ali tinha-se em mente, lutava além do ponto militante político-partidário. 

Ora, se naquele momento necessitávamos disso, hoje mais que nunca precisamos de uma juventude que milite além do herói, além do partido, além de suas convenções. PRECISAMOS LUTAR POR TODOS. 

Porque o "negócio" já está muito bem caracterizado,. A cara do Brasil já foi e está sendo mostrada. Precisamos reformá-la, reinventá-la, fazê-la nova. Eliminar os sócios da "corrupção". E o tal "negócio" precisa mesmo é ser ANIQUILADO. E isto não somente pode ser feito através da troca de um partido por outro. TODO CUIDADO É POUCO para o cidadão!

Por Mônica Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e comente. Os comentários serão analisados e, conforme critérios atendidos, publicados.