PROIBIDO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS

PROIBIDO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS
Não publicamos comentários que não sejam identificados!

segunda-feira, 30 de setembro de 2019

[MINHA CRÔNICA DE HOJE] QUANDO ENTRAR SETEMBRO...



Durante todo o mês de agosto do ano de 2019 esteve fixa na minha mente esta sentença: QUANDO ENTRAR SETEMBRO. A fixação na memória me lembrava o trecho de uma composição do Beto Guedes, artista brasileiro que gravou essa letra na música intitulada “Sol de Primavera”. Uma letra arranjada em melodia que exalta a chegada das flores, a primavera, como o tempo certo para perdoar, reinventar sonhos, refazer caminhos, só porque os campos começam a florescer e recriarem-se em cores e perfumes.

Eu lembrava toda essa transformação, ao mesmo tempo em que pensava que foi em setembro do ano de 2018 que perdi a mais mimosa flor da vida: aquela que me deu de graça a flor mais perfeita de mim, a vida. Setembro de 2018 começou e as flores, mesmo no Sertão de clima semiárido chegaram. Elas enfeitaram os ipês raros da nossa terra, coloriram as ervas da caatinga e deram novo tingimento ao mato rasteiro que até enverdeceu com a nova estação.

Como admiradora das flores, fã número um da magia, do perfume e do tom que elas conseguem dar ao mundo, a entrada do mês que também inicia a sequência dos meses finais do ano, chamados de final BÊ-RÊ-O-BRO/ BRO em 2018 para mim foi igualmente voltada para a alegria das flores. Pena que durou pouco porque entre os dias 09 e 10 deste período, vivi junto com meus irmãos e toda a família as dores diárias da enfermidade e morte da nossa mãe.

Esse fato deu um novo sentido, para mim, à entrada e ao fim de setembro, e talvez, para sempre, aos meses que findam com BRO. É doloroso ouvir Sol de Primavera sem lembrar dessa dor. Sem pensar que aquela flor ainda tão vívida, tão ávida, tão colorida de sonhos se foi justamente no mês das flores. É infinitamente inesquecível a sua imagem, sua voz, o seu cuidado. É também infinitamente inesquecível a memória de tudo que foi, que ainda é, e da falta que faz.

Percorremos um ano de sua partida, mas, vez por outra, ainda vivemos a ilusão de que a sua vida está aqui em setembro e todos os outros meses que se seguem. Agora mesmo, acordamos do sonho. Faz um ano que essa vida está apenas no nosso amor, no nosso coração, na nossa memória. Mesmo assim, continuamos te amando.
E quando entrar setembro, em todos os anos, o sentimento de SAUDADE desta flor que não chegou, foi-se, vai sempre aflorar em nós.

Mônica Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e comente. Os comentários serão analisados e, conforme critérios atendidos, publicados.