PROIBIDO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS

PROIBIDO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS
Não publicamos comentários que não sejam identificados!

terça-feira, 25 de abril de 2017

Famílias indígenas de Apodi são vacinadas contra a gripe


Pela primeira vez, durante os 04 anos de existência do Centro Histórico Cultural Tapuias Paiacus da Lagoa do Apodi (CHCTPLA), as 50 famílias indígenas que fazem parte desta associação foram contempladas com o Direito à Vacinação contra Gripe. A vacinação foi inciada hoje, terça-feira, 25 de maio de 2017, momento em que mais de 50 indígenas, entre idosos, jovens, adultos e crianças forma vacinados por uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde. 

Aqueles indígenas que não puderam vir até o Museu do Índio nesta tarde para vacinar-se, fomos avisados pela equipe que podem, a partir de amanhã procurar o Centro de Saúde (antigo SESP), para receber a vacinação.





Grupos indígenas são contemplados com o direito à vacinação por pertencerem a grupos tradicionais da formação étnica do Brasil. Os apodienses pertencem à Tribo Tarairiu, conhecida popularmente por Tapuia, que no Rio Grande do Norte se subdivide em vários grupos: Payns, Janduy, Monxorós, Kanindés, Icós, Paiacus e outros. Em Apodi a denominação é Tapuia Paiacu. Os indígenas estão associados em uma entidade filantrópica que, após reunir cerca de 50 famílias que se autoafirmam por meio de relatos genealógicos tentam resgatar a história e seus direitos enquanto primeiros habitantes da região. 


Por Mônica Freitas 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e comente. Os comentários serão analisados e, conforme critérios atendidos, publicados.