PROIBIDO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS

PROIBIDO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS
Não publicamos comentários que não sejam identificados!

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Representantes do povo Tapuia Paiacu de Apodi participarão de Conferências estaduais e nacionais

As duas mulheres representantes dos índios Tapuias Paiacus de Apodi, Lúcia Maria Tavares e a professora Mônica Freitas, respectivamente, presidente e vice-prsiodente do Centro Histórico Cultural Tapuias Paiacus da Lagoa do Apodi (CHTPLA) estarão participando de delegações em conferências que serão realizadas a nível estadual e nacional. 

Neste dia 30, Lúcia Maria Tavares está participando da Etapa Regional, onde estão presentes os Estados do Ceará, Rio Grande do Norte e Piaui, na I Conferência Nacional de Política Indigenista, que está acontecendo desde o dia 28 na cidade de Fortaleza (CE).

Lucia Tavares na I conferência Regional de Políticas Indigenistas - Fortaleza (CE).

Participam do evento 280 delegados, sendo 188 representantes indígenas, 84 de órgãos governamentais e oito de não-governamentais, além de observadores. Anteriormente à Etapa Regional, foram realizadas sete etapas locais nos três estados. A boa notícia é que Lúcia Tavares nos manda notícias de que participará como representante indígena do RN na delegação regional que irá à Brasília para participar da 1ª Conferência Nacional de Política Indigenista Nacional, que será realizada entre os dias 17 a 20 de novembro de 2015, com o tema "A relação do Estado Brasileiro com os Povos Indígenas no Brasil sob o paradigma da Constituição de 1988".

É Apodi se aproximando da inserção no contexto nacional de valorização dos povos indígenas, o que levará o nome TAPUIA PAIACU, ao cerne das discussões sobre as políticas indigenistas a que têm direitos. 

No nível estadual, a vice-presidente do CHTPLA Mônica Freitas, também estará participando como integrante da deleção de Apodi na 4ª Conferência Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres que também ocorrerá em novembro, entre os dias 25 a 27 de novembro de 2015. A sua participação é tão somente para defender os direitos das mulheres pertencentes à etnia Tapuia de Apodi. 



Parte da Delegação que representará Apodi na Conferência Estadual de Mulheres.


Nesta delegação estarão também participando mulheres que representam o poder público e as entidades sociais e membros da sociedade civil, entre os quais destacam-se membros da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social será responsável pela logística da distribuição, do Conselho Municipal de Mulheres e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STTR). 

Por Mônica Freitas 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e comente. Os comentários serão analisados e, conforme critérios atendidos, publicados.