PROIBIDO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS

PROIBIDO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS
Não publicamos comentários que não sejam identificados!

sábado, 22 de agosto de 2015

IFRN conquista 9 medalhas na Olimpíada Nacional em História do Brasil

Alunos do IFRN dos campi Mossoró, Natal-Central, São Gonçalo do Amarante e Pau dos Ferros se destacaram na 7ª edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). No total, o Instituto conquistou 4 medalhas de ouro, 2 de prata, 3 de bronze e 11 menções honrosas, também chamadas medalhas de cristal. A final da competição aconteceu no último domingo (16), em Campinas. A Olimpíada é realizada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). 

O Campus Mossoró foi a instituição mais premiada na competição. O Campus enviou 13 equipes para a final. Uma delas conquistou medalha de ouro, duas receberam prata, uma bronze e as outras 7 receberam menção honrosa. De acordo com o professor de História Gerardo Júnior, orientador das equipes, esta é a quarta edição consecutiva em que o Campus Mossoró tem um professor com o maior número de equipes premiadas.


Alunos do Campus Mossoró e que foram premiados. 


No Campus Natal-Central, foram quatro equipes participantes, orientadas pelo professor André Mendes, todas também premiadas. Duas equipes receberam ouro, uma bronze e outra menção honrosa. Para Willian Oliveira, estudante de Edificações e membro de uma das equipes, participar da competição é ir além do conteúdo estudado. “Você conhece pessoas diferentes, culturas diferentes. Você conhece histórias vivas, que vão além do simples conteúdo de história estudado em sala de aula”, disse.

No Campus Pau dos Ferros, houve quatro equipes participantes, que obtiveram 1 medalha de ouro e 3 menções honrosas. O professor orientador Nilfran Varela, do Campus Pau dos Ferros, destaca a importância do evento para a aprendizagem dos alunos. "São seis fases nas quais é promovido o poder de avaliação, crítica e leitura interpretativa da realidade", comentou. Do Campus São Gonçalo, a equipe participante também foi medalhista, conquistando medalha de bronze. Para o orientador Renato Marinho, do Campus São Gonçalo, a medalha conquistada pela equipe é reflexo de um trabalho mais longo, marcado pela disciplina e comprometimento dos alunos.

O tema abordado na final e durante toda a Olimpíada foi "Os diversos tipos de preconceito na história do Brasil". As equipes são formadas por três alunos e um professor orientador que acompanha todo o processo. A competição é formada por cinco etapas online e uma presencial. Ao todo, a ONHB teve cerca de 15 mil equipes participantes. Cerca de 300 estudantes foram premiados, sendo 225 com menção honrosa, 35 com medalha de bronze, 25 com prata e 15 com ouro. 

As informações foram extraídas do Portal do IFRN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e comente. Os comentários serão analisados e, conforme critérios atendidos, publicados.