PROIBIDO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS

PROIBIDO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS
Não publicamos comentários que não sejam identificados!

sexta-feira, 24 de julho de 2015

Centro Histórico Tapuias Paiacus da Lagoa do Apodi (CHCTPLA) participa de prêmio promovido pelo Ministério da Cultura (MINC)

Durante todo o dia desta quinta feira (23), a presidente do CHCTPLA Lúcia Maria Tavares, acompanhada da vice-presidente da entidade, a professora Mônica Freitas estiveram reunidas com membros do departamento de projetos culturais da Fundação José Augusto (FJA). 

O convite partiu da FJA, quando, por meio de telefonema convocou o comando do centro para juntos estudarem o edital publicado pelo MINC, que se direciona especificamente a associações organizadas com o objetivo de defender e preservar a cultura indígena. 



Lúcia Tavares e Mônica Freitas

Lúcia Tavares, Mônica Freitas e Alcides Sales (Professor de Cultura e Arte, Escritor e membro da FJA). 

O CHCTPLA se encaixa dentro do edital e já conta com a parceria de FJA para participar do prêmio através do Projeto Luiza Cantofa. Através do projeto apresentado, o centro histórico pleiteia o valor de 40.000,00 (quarenta mil reais), apresentando proposta de realização de INICIATIVA CULTURAL INDÍGENA destinada a premiar 50 (cinquenta) entidades em todo o Brasil. 

Esses prêmios são destinados a organizações e comunidades indígenas que vivem em aldeias ou áreas urbanas, isto é, trata-se de recursos para comunidades que vivem em diferentes áreas, justamente pelo fato de já haver a compreensão de que alguns povos (como a maioria dos do Nordeste) passara pelo processo de desaldeamento e miscigenação, como ocorreu com os nossos Tapuias Paiacus. 

Ao participar do prêmio, o CHCTPLA guarda a esperança de concluir a organização de um Ponto Cultura Indígena em nosso município, o qual mais tarde poderá ser transformado no tão sonhado Museu Luiza Cantofa

Por Mônica Freitas 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e comente. Os comentários serão analisados e, conforme critérios atendidos, publicados.