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segunda-feira, 6 de julho de 2015

Apodi prestes a ganhar duas mil vagas de emprego. Que significado tem isso?

A manchete acima é uma das mais divulgadas nos sites, blogs, imprensa escrita e falada, inclusive apresentada na página oficial do Governo do Estado do Rio Grande do Norte desde a sexta feira, quando iniciou-se este final de semana.

No site oficial do governo o texto inicia-se da seguinte forma: 

"O município de Apodi, na região Oeste, vai ganhar a implantação de 2 mil hectares para produção de frutas que vai gerar 2 mil novos empregos diretos. A iniciativa tem o apoio do Governo do Estado que está agilizando os trâmites legais exigidos, processos de autorização ambiental e melhorias nos acessos para transporte de pessoal, insumos e escoamento da produção.'

Logo, também há uma imagem que registra a reunião realizada entre as autoridades que representam, tanto o Estado quanto o Município, acredita-se que com fins de organizarem-se para distribuir as ações que devem finalizar com a entrega desses "dois mil" empregos ao povo de Apodi que necessita deles. 


Imagem extraída do Portal do Governo do Estado 

É possível ainda fazer uma reflexão acerca dessa ação, na qual  estão envolvidos o governo municipal e o estadual, uma das primeiras atitudes a nível de poder público estadual, em que o representante é o Sr. Robinson Farias, direcionada à nossa Apodi Terra Querida. E vê-se também como um dos pontos de excelência na gestão do prefeito Flaviano Monteiro, uma vez que, na minha opinião é também a primeira das ações que, uma vez concretizadas vai se encaixar perfeitamente em uma das temáticas dos seus discursos "pré-eleição" nas tão conhecidas "Calçadas Cidadãs". 

Por muitas vezes, ouviu-se a voz do então prefeito ecoar falando do potencial de Apodi em contraste com o contingente de pessoas que querem trabalhar mas não têm empregos, e que muitas vezes precisam sair da cidade para poder conquistar um espaço no mercado de trabalho. 

Dois mil empregos é um número bastante chamativo para a nossa realidade de "desemprego". Mas, logo vem à mente vários questionamentos quando se vê tal nota. 

Será que temos potencial técnico para atender essa demanda? 
Como vão ser distribuídos esses empregos?
Os filhos de Apodi que mais precisam vão ser atendidos? 
Que significado tem a atuação da empresa para o município em termos ambientais, sociais, culturais, econômicos, etc? 

São perguntas que, ao meu ver precisam ter respostas, para poder se vê a ação como uma das benfeitorias dos governos que a aceitam como proposta, para o bem do povo. 

Não se trata de desvirtuar a ação, o fato, mas de alertar para a necessidade de reflexão sobre os reflexos que certamente existirão, se não houver um planejamento preventivo. Geralmente, o aspecto econômico é o que chama mais atenção. Mas, é bom lembrar que muitas coisas que fazem bem a uma população em geral, ao serem perdidas, jamais poderão ser reavidas apenas com recursos financeiros. 

Por Mônica Freitas 

domingo, 5 de julho de 2015

Comperve UFRN divulga edital do Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS



A Comperve UFRN divulgou nesta sexta feira (04) o edital nº 01/2015, que rege a seleção de professores de Língua Portuguesa que atuam no Nível Fundamental (1º ao 9º ano).

O PROFLETRAS é um programa de pós-graduação stricto sensu em Letras, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação. O objetivo é capacitar professores de Língua Portuguesa para o exercício da docência no Ensino Fundamental, com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino no País.

Aos interessados, eis aí uma oportunidade de progredir na formação para o avanço nas práticas de ensino de língua.




Os Calhambeques e Cadillacs do Rei


Passeando pela Web, encontrei manchetes e imagens interessantes sobre uma das paixões do Rei Roberto Carlos na Folha UOL. Em manchete de primeira, a sua valiosa coleção de carros antigos.

Não é qualquer um que pode exibir tal ostentação, a palavra do momento. E ao apreciar as imagens de tantos carros luxuosos, percebe-se que, apesar do acelerado abandono dos brasileiros ao gênero produzido pelo Rei, o seu império certamente foi construído pela sua arte. 



O Rei Roberto Carlos e seu callambeque. 

Segundo as imagens, parece que a paixão por carros acompanha o rei desde os seus primeiros momentos de sucesso. 



Por Mônica Freitas 


quarta-feira, 1 de julho de 2015

Viva a liberdade de protesto! Seja como for?


Hoje tive a oportunidade de mais uma vez contemplar a tal "liberdade de expressão". No site identificado como Portal Fórum estava lá, estampada uma crítica à forma de alguns protestarem abertamente sobre os aumentos da gasolina no nosso país. 

Trata-se de adesivos em tanques de carros, que segundo o autor do texto são misóginos, isto é, são genericamente masculinos, representam uma cultura machista, que lançam uma nova moda de protestos contra o governo Dilma.


Imagem extraída do Portal Fórum. 

Fiquei olhando a imagem e não teve como fugir do sentimento que me obriga a interagir a experiência própria.

Por um momento voltei aos finais dos anos 70 e início dos anos 80. Eu, adolescente, estudante, filha de pais paupérrimos, que não tinham emprego e moravam em casa de taipa. 

Ia à escola com a esperança de Deus na mente e uma curiosidade imensa pelo conhecimento. Eu não entendia de economia, nem de aumento de gasolina, nem mesmo da água ou da luz; não tinha e nem sonhava em ter carro. Água? De cacimbas feitas na areia do rio filtrada em filtro de barro. Luz? Da lamparina. E em meio a isso tudo, os preços exorbitantes de tudo, todos os dias: feijão, café, açúcar, arroz, sal, óleo, carne, peixes, etc. cada aumento poderia chegar até 100%. Jornalistas falando sobre isso? Nada! Só serviam para noticiar os fatos, aliás, nem dava tempo de dizer o preço de um produto, no outro dia o preço era outro. E ai daquele que ousasse noticiar deixando um "fiascozinho" de sua indignação; quanto mais PROTESTAR, e ainda mais dessa forma. 

Analisei que hoje vivo em um mundo totalmente diferente. A escola que eu frequentava deu-me a oportunidade de alçar voos maiores e de chegar ao ensino superior. Meus pais hoje são aposentados da vida de agricultores em terra que nunca chegaram a cultivar com bonança por causa das estiagens frequentes. Mas, vivem bem melhores, moram em uma casa de alvenaria e também têm uma mesa bem mais farta do que quando eu era criança. 

Aquela menina que morava em casa de taipa, pode até também entrar na onda dos protestos, porque tem um carro, precisa de comprar a gasolina... Vive e observa o mesmo mundo frequentado pelos "pregadores misóginos". E sente também a crise provocada pela "corrupção desenfreada" cometida por boa parte dos políticos agregados a mais de uma dezena de partidos que em época de eleição vão aos palanques fazer promessas e mentir para o povo. 

A mesma menina já viu imagens de crises de diversas formas estampadas nas telas da TV, não foram poucas. E viu também o disfarce de muitos que se aproveitam dessas crises para atrair a ingenuidade de quem não conhece verdadeiramente a história do Brasil e se vê apenas em um rápido momento vivido e que corre aos quatro cantos usando o triunfo maior já conquistado por um povo. 

Em suma, comecei a desenhar a conclusão de que já vivemos crises muito piores, o que nunca eu tinha visto ainda era um pobre, tido como de baixa renda, protestando desta e de outras formas, e mais, por causa do preço da gasolina, porque pobre não precisava desse produto, precisava mesmo era de trabalho e de comida. 

VIVA A LIBERDADE, VIVA A DEMOCRACIA!

Por Mônica Freitas


segunda-feira, 29 de junho de 2015

Professores da SEEC/RN que lecionam Língua Espanhola passarão por curso de atualização


O Secretário de Educação do RN Francisco das Chagas Fernandes se reuniu na terça feira (23) com o conselheiro de Educação da Embaixada da Espanha, Álvaro Martínez-Cachero Laseca, para tratar de parceria na oferta de curso de atualização para professores em Língua Espanhola. A reunião aconteceu nas dependências do gabinete da SEEC/RN no Centro Administrativo do Governo do Estado, em Natal.



Foto do Portal da Educação RN

Além das autoridades mencionadas, também estavam presente à reunião o assessor técnico da Consejería de Educación da Embaixada da Espanha, Marcial Blanco, Rosângela Maria (subcoordenadora de Ensino Médio da SEEC.), e os técnicos Rômulo Augusto e Vera Reis (da subcoordenadoria de Ensino Médio da SEEC.).


O curso é destinado a professores do Ensino Médio que lecionem a língua espanhola na rede estadual de ensino e tem o objetivo de melhorar a prática pedagógica. A duração do mesmo é de 40h/aulas (intensivo de 5 dias), com certificado emitido pela Embaixada da Espanha, que também fornece o material didático e os professores formadores.
A formação será gratuita e os conteúdos se votam para o conhecimento sobre a Cultura dos países de Língua Espanhola, especialmente a Literatura, e para o aprendizado da Língua Espanhola pelos brasileiros.
A previsão é que as turmas inciem em setembro e a Secretaria da Educação do RN divulgará as informações para a seleção dos professores.

Maiores informações no Portal da Educação RN

Nesta segunda (29) e nesta terça (30) pagamento dos servidores estaduais.




Imagem ilustrativa 

O pagamento do mês de junho de 2015, dos servidores do Estado do Rio Grande do Norte se inicia nesta segunda feira (29). Hoje, recebem todos os servidores estaduais inativos e pensionistas independente de faixa salarial. E na terça-feira (30), o governo do estado pagará a todos os servidores estaduais. Independente de faixa salarial, de secretaria e de órgão.

Por Mônica Freitas

sábado, 27 de junho de 2015

MEC normatiza portarias para a criação de fóruns a fim de articular em favor da educação nacional


Vai ser só debate ou existe algo mais que se aproxime da prática? 


Foram três portarias assinadas no meio dessa semana pelo Ministro da Educação Renato Janine Ribeiro. Entre estas está uma articular com Estados e Municípios as possibilidades de atingir as metas do PNE e a outra cria um fórum permanente para acompanhar a atualização progressiva do valor do piso salarial nacional dos professores. A terceira portaria propõe uma consulta pública sobre o texto base da Política Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica.

Como profissional da educação vemos a preocupação pertinente, porém, ficamos apreensivos sobre todos os aspectos que envolvem essas discussões. Primeiro pensamos que é importante pensar em planejar, mas também em executar, deixar tudo no papel sem as mínimas condições de por em prática, em nada vai mudar o quadro e nem muito menos a qualidade da nossa educação. 

As metas da nossa educação há muito são discutidas. a maioria dos profissionais e gestores da educação sabem quais são, já articularam em algum lugar, os professores vivem a prática e os resultados dela. Precisamos mesmo de condições, de salário digno e de formação adequada para tal. 

Pelo que vimos, as portarias abrangem esses três pontos. Mas, esperamos que não fique apenas no debate. Que as discussões cheguem ao cerne de se poder trazer para a sala de aula os resultados que necessitamos; e para os profissionais, a satisfação, a qualidade de vida e a motivação que é indispensável a quem educa na escola. 

Por Mônica Freitas